Prefeitura de Araucária oferece aulas de yoga à população

Foto: Carlos Poly

Viver em harmonia, com moderação e sabedoria, em meio às atividades e à correria do dia a dia. Esse equilíbrio costuma ser bastante buscado pelas pessoas e pode ser alcançado com a prática de uma ciência oriental milenar: o yoga, que significa a união do corpo, da mente e das emoções na busca pelo equilíbrio. A Prefeitura de Araucária oferece aulas de yoga gratuitas à população, em local adequado e amplo, com profissional habilitado e com grade horária fixa.

Segundo Aurélia Cristina Zampier, que tem formação em Yoga Terapia e é professora da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, o projeto da Prefeitura de Araucária é pioneiro. “Não temos conhecimento de nenhuma outra cidade do Paraná – e talvez do Brasil – que ofereça aulas públicas e com essas características. É um projeto único”, comenta. Atualmente, cerca de 100 pessoas de ambos os sexos e de várias idades participam das aulas de yoga.

São cinco turmas, de 2ª à 6ª feira, à noite. As aulas têm duração média de uma hora. Há vagas em todas as turmas. De acordo com a professora, qualquer pessoa a partir dos 12 anos pode praticar yoga. “Não há restrições. E é importante dizer que o yoga não é apenas para mulheres. Até a década de 40, a prática era exclusiva para homens”, relata. Também não são necessários roupas ou acessórios específicos. “As roupas precisam ser leves e confortáveis e fazemos os exercícios descalços”, explica a professora.

Os movimentos do yoga são conscientes e proporcionam o autoconhecimento, afirma Aurélia. “Os benefícios do yoga são físicos, fisiológicos, mentais e espirituais. O praticante de yoga percebe uma melhora da atitude mental com relação ao corpo e ao espírito. O yoga melhora a postura, a respiração, alivia as tensões e fortalece a pessoa”, esclarece a professora.

Vias do yoga
Existem diferentes técnicas de yoga, chamadas de vias do yoga. “Toda linha de yoga tem o mesmo objetivo e o que determina e qualifica as diferentes técnicas são os seus meios, ou seja, os instrumentos e mecanismos que empregam”, relata Aurélia. O projeto de yoga da Prefeitura de Araucária trabalha com duas escolas: o Hatha Yoga e o Kundalini Yoga.

O Hatha Yoga é uma das técnicas mais conhecidas e praticadas no mundo. Consiste na prática dos ásanas, isto é, posturas, de modo que uma posição estável e agradável ajude a desenvolver agilidade e a produzir equilíbrio mental. Por exercitar cada músculo, nervo e glândula do corpo, o Hatha Yoga garante ao praticante um físico harmonioso, forte e elástico, além de livre de doenças. Também reduz a fadiga e acalma os nervos.

O Kundalini Yoga trabalha o equilíbrio dos chakras, que são os centros energéticos do organismo. Os chakras estão diretamente relacionados com as glândulas, que por sua vez estão relacionadas com os sentidos. Libertar essa energia adormecida do corpo é a função do Kundaluni Yoga, por meio de exercícios que combinam ásanas (posturas firmes e relaxadas) e pranayamas (técnicas respiratórias).

Aulas
Os interessados podem participar de uma aula experimental. Basta procurar o Centro de Treinamento de Yoga, que está localizado na Rua Luiz Armando Ohpis, nº 295, no bairro Fazenda Velha. O telefone é 3905-6052.

Confira os horários das aulas:

Hatha Yoga
2ª e 4ª feira, às 18h30
2ª e 4ª feira, às 20h
3ª e 5ª feira, às 18h
3ª e 5ª feira, às 19h30

Kundalini Yoga
6ª feira, às 19h

Mais informações sobre as aulas de yoga pelo telefone 3905-6052.