Araucária receberá R$ 10 milhões em sistemas de água e esgoto

O prefeito de Araucária, Albanor Zezé Gomes, juntamente com o governador do estado, Beto Richa, presidente da Sanepar, Fernando Ghignone, e os prefeitos de Almirante Tamandaré, Campo Magro, Quatro Barras e Rio Branco do Sul assinaram  nesta segunda-feira (26), no Palácio Iguaçu, em Curitiba, ordens de serviço para ampliação dos sistemas de água e esgoto nos cinco municípios. Somados, os investimentos de R$ 35 milhões resultarão em benefícios para 132.000 pessoas, gerando ainda 5.989 empregos diretos e indiretos no período da execução da obra.

Araucária é o município que receberá o maior investimento do governo do estado, totalizando R$ 10,72 milhões. As obras de melhorias e ampliação do sistema de esgoto irão englobar a execução de 45 km de redes coletoras, implantação de 2.241 ligações residenciais e a construção da estação elevatória de esgoto Cachoeira. Serão gerados 1.813 empregos.

“É um investimento alto. E isso se deve as negociações com a Sanepar no sentido de ampliar o sistema na cidade, resultando numa maior inclusão, pois hoje contamos com apenas 38% de rede de egosto para atender nossa comunidadade. Este é apenas o primeiro paso e estamos agradecidos por este investimento que irá ajudar bastante o município”, disse o prefeito Zezé.

Para o governador Beto Richa,  os investimentos realizados pelo governo do estado por meio da Sanepar resultam em mais saúde e qualidade de vida para todos os paranaenses. “Mais um grande investimento do governo para a melhoria da qualidade de vida da região metropolitana. Temos investido muito na infraestrutura para garantir o desenvolvimento econômico e social, e  especifimcante  de forma sistemática em relação ao saneamento. Hoje, liberamos mais R$ 35 milhões que serão aplicados em cinco  municípios, gerando quase seis mil postos de trabalho na execução das obras e, depois que estiverem concluídas, iremos gerar mais qualidade de vida e consequentemente a redução de demanadas na área da saúde a partir do momento em que garantiremos um saneamento mais adequado nestes municipios” detalhou.

O compromisso da Sanepar com a universalização do atendimento à população com sistemas de água e esgoto foi ressaltado pelo presidente da empresa, Fernando Ghighone. “Cada real que o governo investe em obras de saneamento economiza quatro na saúde pública. Para Araucária, a Sanepar tem ainda R$ 15,28 milhões já assegurados para ampliação da rede coletora de esgoto em 2013”, anunciou.

RMC
Além de Araucária, mais quatro municípios da Região Metropolitana de Curitiba também irão receber investimentos do governo para obras de saneamento: Almirante Tamandaré (R$7,5 milhões); Campo Magro (R$ 2,4 milhões); Quatro Barras (R$ 9,2 milhões); e Rio Branco do Sul (R$ 5,1 milhões).