Câmeras de segurança começam a funcionar em fase de teste em Araucária

Câmeras de segurança começam a
funcionar em fase de teste em Araucária

Em breve a cidade terá 26 pontos
monitorados pela Guarda Municipal

Começarão a funcionar hoje (30), a partir das 19h, quatro câmeras de segurança integrantes do projeto da Secretaria Municipal de Segurança (SMSP) que disponibilizará para a Araucária 26 pontos de monitoramento. A ação é resultado de uma parceria da Prefeitura de Araucária com o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). O sistema que auxiliará no trabalho da Guarda Municipal ainda está em fase de teste e será implantado aos poucos no município.

“A partir de hoje, guardas municipais executarão o monitoramento das câmeras através do Centro de Controle de Operações, chamado de CCO, que é uma central instalada dentro do Paço Municipal e que foi organizada para tal serviço”, diz o diretor da SMSP, Adair Milani.

Os locais que já estarão com as câmeras em fase de teste a partir de hoje:
- Av. Victor do Amaral esquina com a Rua Heitor Alves Guimarães
- Rua Pedro Druszcz esquina com Av. Archelau de Almeida Torres
- Av. Victor do Amaral esquina com a Rua Paulo Alves Pinto
- Av. Victor do Amaral esquina com Travessa Maria Karas

Tecnologia
O projeto de Araucária, foi desenvolvido e está sendo implementado pela Minascontrol, Distribuidora Autorizada Motorola. A empresa fará a instalação de câmeras IP. Estas câmeras são conectadas por enlaces à Estação Rádio Base (ERB), que está instalada na central de monitoramento por meio de antenas de tecnologia ponto-a-multiponto da Motorola Solutions.

O sistema transmite as imagens captadas via rede de banda larga, com tecnologia sem fio e de alta velocidade e resolução, com transmissão em tempo real e com sincronização realizada por satélite, o que resulta em um baixo atraso de transmissão (delay).

Prefeitura de Araucária
30 de dezembro de 2010