Guardas municipais concluem curso de formação

Os novos guardas municipais chamados pelo último concurso realizado pela Prefeitura de Araucária concluíram o curso de formação que fizeram no 17° Batalhão de Polícia Militar do Paraná e terão cerimônia de formatura nesta sexta-feira (27), às 19h, no Sítio do Alemão. Segunda-feira (30), os novos profissionais já estarão em atuação pelas ruas, colaborando para reforçar a segurança na cidade.

Curso de formação
Foram 746 horas/aula, nas quais os guardas em treinamento tiveram noções de direito, cidadania, ética, direitos humanos, técnicas e procedimentos operacionais, atuação urbana, legislação municipal, normas e procedimentos internos, dentre outros temas.

A parte prática também foi abordada, em aulas de condicionamento físico, técnicas de abordagem, de defesa pessoal, patrulhamento, noções de prevenção e combate à incêndio, curso de tiro e manuseamento de armas letais e não letais.

“Os profissionais tiveram uma grade curricular bem abrangente para que possam atuar de maneira preparada, estratégica e com embasamento, sempre visando o bem estar da comunidade. A partir de segunda-feira já poderão colocar em prática o que aprenderam”, conta o diretor da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Adair Milani.

180 profissionais
Com a entrada dos novos profissionais, o quadro de guardas municipais chegou a 180 em Araucária, praticamente o triplo de efetivo desde 2009, resultado de um trabalho consistente voltado para o reforçar a segurança no município.

“Apesar de ser atribuição do estado, por meio do trabalho das polícias, o município tem tido um papel fundamental na colaboração para prevenção da violência e criminalidade, podendo trabalhar em ações de acordo com nossas necessidades. A Guarda Municipal vem conquistando cada vez mais seu espaço e fortalecido as  relações de confiança com a comunidade”, ressalta o prefeito Albanor Zezé Gomes.

As resoluções de situações criminosas e atendimento a ocorrências têm tido número expressivo e crescente, de acordo com os registros da instituição. Com a ampliação no quadro de profissionais a Guarda Municipal de Araucária (GMA), será possível ter algumas mudanças que ampliarão ainda mais a cobertura de atuação da categoria.

“O novo efetivo permitirá que os novos módulos da GMA fiquem 24 horas com profissionais de plantão nos locais, mais viaturas estão sendo providenciadas para serem colocadas nas ruas, reativaremos as rondas por moto, as viaturas da patrulha rural ficarão em atuação nas zonas da Colônia Cristina e Guajuvira, teremos efetivo no Pronto Atendimento Infantil e no CAIC, além do reforço no trabalho já executado”, diz o comandante da GMA, Márcio Cantelle.

Os guardas atualmente são responsáveis pelo monitoramento no Centro de Controle de Operações, atendem solicitações da população por chamadas telefônicas (pelo telefone 153), fazem monitoramento de alarmes em prédios públicos, fazem rondas pela cidade, cuidam da parte técnica e de infraestrutura da GMA, integram a Defesa Civil Municipal e realizam trabalhos de prevenção e orientação nas escolas.

Investimentos na segurança
Além do investimento para contratação de guardas municipais, Araucária tem trabalhado também para estruturar o trabalho desses profissionais. “São coletes, armamentos, equipamentos de segurança, câmeras de videomonitoramento, um centro de controle das imagens captadas, três novas viaturas que estão prestes a serem locadas, reforma recente de quatro módulos e previsão de reforma de mais dois módulos, do Costeira e do Planalto, e do Centro Integrado de Segurança”, comenta o secretário de Segurança, Luiz Fernando Chemim.

Os módulos já reformados, localizados na praça central, praça do Tayrá, praça da Bíblia e do Tupy, tiveram suas reformas estimadas em mais de R$120 mil. Estão previstos mais RS98 mil para reforma dos módulos do Costeira, Planalto e do Centro Integrado de Segurança, valor ainda não exato por ser tratar de licitação a ser realizada.

O sistema de videomonitoramento já implantado em Araucária, que conta com 26 câmeras ativas, foi feito em uma parceria da Prefeitura do Município com o Governo Federal por meio do Programa Nacional de Segurança Pública, um investimento de mais de R$ 1 milhão.

Já as  16 novas câmeras que estão sendo providenciadas por meio de licitação serão custeadas pelo município e terão aplicação de um montante de aproximadamente R$508 mil, também valor a ser definido de acordo com o valor mínimo apresentado pelos concorrentes na tramitação.

Viaturas
Serão 12 viaturas disponíveis, que funcionarão 24 horas em regime de escala:
    - 04 viaturas (uma em cada módulo para atendimento da área de abrangência);
    - 01 viatura do Grupo de Apoio Tático (blazer)
    - 01 viatura para atendimento exclusivo na área de saúde que requisitem apoio de segurança ;
    - 01 viatura do comando para atendimento e fiscalização;
    - 02 viaturas exclusivas para a área rural;
    - 02 Viaturas do Departamento de Ação e Prevenção que atenderá as escolas;
    - 01 viatura para a Defesa Civil.