Secretaria Municipal de Segurança Pública

Araucária integra Consórcio de Guardas Municipais da região metropolitana

Na manhã desta terça-feira (19), representantes de 10 municípios da região metropolitana participaram de uma solenidade de assinatura de um protocolo de intenções do Consórcio Intermunicipal de Guardas Municipais da Região Metropolitana (COIN-GM). Araucária é um desses municípios integrantes do consórcio que tem por objetivo a cooperação mútua e o compartilhamento de ações entre as Guardas Municipais visando a melhoria e aprimoramento da Segurança Pública Intermunicipal e, por consequência, a redução dos índices de criminalidade na região metropolitana.

O evento foi comandado pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca de Macedo, que destacou que é “fundamental fazer da grande Curitiba uma só” por meio de ações integradas visando atingir objetivos comuns. Para o secretário municipal de Segurança Pública de Araucária, José Roberto Fortes Couceiro, um dos representantes do município no evento, o consórcio servirá para que todas as guardas recebam verbas oriundas de projetos encaminhados ao Governo federal e estadual e também para parcerias em treinamentos, reciclagem, padronização de uniformes e viaturas e integração de informações, entre outros pontos. Na prática, as guardas municipais dos municípios consorciados, do de maior renda ao menor, terão oportunidades semelhantes de recurso financeiro e capacitação para desenvolver suas ações.

Além de Araucária, fazem parte do Consórcio: Curitiba, Campo Largo, Campo Magro, Campina Grande do Sul, Colombo, Pinhais, Mandirituba, São José dos Pinhais e Quatro Barras.

Data da Publicacão: 18/04/2017