Secretaria Municipal de Saúde

Influenza: Meta de Araucária é vacinar mais de 31 mil pessoas

Foi iniciada nesta semana a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza (gripe), que oferece a vacina em todos os Centro de Saúde (09 rurais e 12 urbanos) de Araucária até o dia 26 de maio. A campanha ocorre de segunda a sexta-feira, conforme horário de funcionamento de cada unidade de Saúde. Em Araucária, conforme dados encaminhados pela Secretaria de Estado da Saúde, a meta de vacinação a ser atingida é 31.476 pessoas.

A vacinação tem como objetivo diminuir o número de ocorrências e mortes por Influenza, tendo uma redução de 32% a 45% nos números de hospitalizações por pneumonia e de até 75% no número de mortes por complicações da Influenza. A campanha visa melhorar a qualidade de vida de seu público-alvo e reduzir o índice de mortes por Influenza, que teve seu maior número no ano de 2016 com mais de 2 mil mortes em um total de mais de 12 mil casos registrados da doença no Brasil.

A vacina é oferecida (conforme orientação do Ministério da Saúde): a idosos (acima de 60 anos), trabalhadores da Saúde Pública ou Privada (que fazem atendimento a Influenza), crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes, puérperas (até 45 pós-parto), professores na ativa da Rede Pública ou Privada de Educação (com declaração de atividade em sala de aula corretamente preenchida e assinada por seu respectivo local de trabalho), pessoas com doenças crônicas (conforme listagem do Ministério da Saúde), população prisional (detentos e agentes do sistema prisional) e povos indígenas.

Outras vacinas - No período da campanha, o público-alvo também poderá dar início ou completar o esquema vacinal de outras vacinas. Entre elas estão: a vacina Dupla Bacteriana (que protege contra Tétano e Difteria), Febre Amarela. Importante destacar que a vacinação contra influenza não ocorrerá na Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), Pronto-Atendimento Infantil (PAI) no e Hospital Municipal de Araucária (HMA).

Além da vacinação, é importante também tomar outros cuidados como lavar e higienizar as mãos constantemente, não compartilhar objetos de uso pessoal, cobrar nariz e boca ao espirrar ou tossir e manter os ambientes bem ventilados. A vacina é gratuita e protege contra os 3 tipos de vírus que mais circularam pelo Hemisfério Sul em 2016, sendo o objetivo da campanha atingir pelo menos 90% do público-alvo no Brasil.

Data da Publicacão: 20/04/2017