Procuradoria Geral do Município

Conciliação: Procon Araucária abre as portas em 23 de maio

Os consumidores de Araucária passam a contar com um Procon Municipal a partir de 23 de maio. A unidade de Araucária, sob gestão da Prefeitura, quer aproximar consumidores e fornecedores visando a solução de impasses, prioritariamente, por meio de conciliação. Profissionais da área de Direito farão o atendimento por meio de senhas disponibilizadas de acordo com ordem de chegada.

O Procon Araucária já estava previsto em 2005 (lei nº 1.610/2005), mas só agora saiu do papel graças a uma ação em conjunto da Prefeitura com o Ministério Público. O atendimento será das 8h às 14 horas no prédio onde funcionava a Codar (Rodovia do Xisto nº 5815, Sabiá); junto à Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego (SMTE). No dia 22 ocorrerá a solenidade de inauguração do espaço.

Fatura errada, atraso na entrega, serviço não prestado e cobrança indevida são alguns dos problemas comuns sofrido pelos consumidores. O questionamento via Procon vale para produtos e serviços adquiridos em qualquer parte do país, inclusive, de empresas como a Copel, a Sanepar, telefonias e bancos em geral.

A audiência de conciliação visa chegar a um acordo bom para as partes envolvidas. O Procon Araucária vem para garantir proteção, orientação, defesa e educação (instrução) do consumidor, por meio de ações articuladas com outros órgãos, visando a defesa dos seus direitos. O Código de Defesa do Consumidor (lei federal nº 8.078) foi instituído em 1990.

Os consumidores poderão entrar em contato com o Procon Araucária pelo telefone (41)3901-5155 a partir de terça-feira (23).

Site – O Procon Araucária conta com uma página na internet com informações aos consumidores. Entre as orientações está a seção “Perguntas frequentes”, um espaço com respostas para dúvidas bem comuns. O endereço do site é www.araucaria.pr.gov.br/procon

Data da Publicacão: 17/05/2017