Secretaria Municipal de Saúde

Grupo de cuidadores de pessoas com Alzheimer reforça cuidados com o idoso em Araucária

O Centro de Saúde da Mulher e do Idoso realiza mensalmente reuniões do Grupo de cuidadores de pessoas com Alzheimer. Realizada na 1ª segunda-feira de cada mês, as reuniões têm como objetivo esclarecer dúvidas e orientar parentes de pessoas com Alzheimer a respeito dos cuidados relativos à doença.

As reuniões contam com a presença de profissionais de geriatria, nutrição e neuropsicologia. Com o crescimento da população idosa em todo o mundo, o cuidado da saúde dos idosos deve ser cada vez mais reforçado. Pensando nesse maior cuidado, o Grupo de cuidadores de pessoas com Alzheimer completa um ano.

Referência em Araucária no atendimento ao idoso, o Centro de Saúde da Mulher e do Idoso recebe cerca de 30 pessoas a cada reunião. Os idosos diagnosticados com a doença passam por avaliações geriátricas e neuropsicológicas. Com a avaliação individualizada, é possível um melhor acompanhamento e orientação para que o idoso receba o cuidado ideal em casa.

As recomendações vão da percepção de sintomas da doença e da mudança de comportamento, como reagir a cada mudança percebida e também ressaltar a importância do apoio familiar no tratamento do Alzheimer. Outro ponto importante é a dieta. O controle da alimentação é de fundamental importância para que o idoso não sofra com uma perda de peso além do normal para a idade.

Frequentadora do grupo de cuidadores, Rosália Lima participa das reuniões desde o final de 2016 e afirma que desde então pôde perceber uma mudança no relacionamento com seu pai, que convive com o Alzheimer. “Eles nos orientam como movimentar melhor ele, para não machucar. Também como armazenar melhor o remédio, antes a gente não tinha tanto cuidado. Mas o melhor é o apoio emocional que eles dão para a gente. O cuidado com meu pai melhorou bastante, minha mãe não sabia muito como fazer e aprendeu muito aqui”, contou Rosália.

As reuniões do Grupo de cuidadores de pessoas com Alzheimer acontecem mensalmente, em toda 1ª segunda-feira do mês. Para mais informações, entrar em contato através do telefone: (41) 3614-1618.

Data da Publicacão: 11/08/2017