Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego

Araucária realiza workshop de eSocial para indústrias

A partir de 2018 as empresas brasileiras terão uma nova forma de enviar aos órgãos governamentais  os dados relativos a seus trabalhadores. Para auxiliar nesse processo, o Sistema FIEP e a Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego de Araucária convidam as indústrias de Araucária a participar do workshop sobre eSocial, no dia 22 de fevereiro, às 9h, na sede do Sesi.

Podem participar profissionais de recursos humanos ou técnicos de segurança das indústrias da cidade. As vagas são gratuitas e limitadas, então inscreva-se o quanto antes pelo e-mail samara.oliveira@sistemafiep.org.br. No workshop será explicado sobre o sistema do eSocial, seu funcionamento, como alimentar o banco de dados, prazos para implantação e sugestões de como ir aplicando o modelo aos poucos nas empresas. Se não puder ir no curso e quiser saber um pouco mais sobre o assunto, confira a cartilha da Confederação Nacional da Indústria.

De acordo com o secretário municipal de Trabalho e Emprego, José Roberto Martins, a adaptação das empresas ao novo formato de emissão de relatórios pelo sistema e acompanhamento dos dados pelo governo de maneira online, deverá facilitar a colocação de jovens no mercado de trabalho na condição de aprendizes, estagiários e consequentemente da inserção no primeiro emprego, pois já terão tido uma primeira experiência prévia, além também de colaborar para que seja cumprida a legislação de preenchimento das vagas de pessoas com deficiência. “Com mais pessoas trabalhando deverá haver impacto na economia da cidade, vai ser bom para o comércio”, aponta Martins.

O eSocial (Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) pode ser compreendido como um projeto que envolve a Receita Federal do Brasil, o Ministério do Trabalho, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Caixa Econômica Federal, com o objetivo de padronizar e unificar o envio, por parte das empresas, de informações relacionadas a todas as obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas.

Para a palestrante, Alessandra Rolim Pescosolido, a integração dos dados poderá facilitar a rotina diária da empresa e seu sistema de gestão integrada das áreas, representará o fim de muitos dos formulários que antes precisavam ser enviados em papel e agora poderão ser transmitidos por meio digital, de maneira ágil e menos burocrática. O novo modelo poderá representar também mais transparência fiscal e segurança jurídica, evitando assim passivos trabalhistas e fiscais. Outra vantagem que pode ser obtida é o aprimoramento da qualidade da informação de seguridade social e das relações de trabalho.

Tema: eSocial
Inscrição: Gratuita
E-mail: samara.oliveira@sistemafiep.org.br
Local: Sesi Rua Presidente Castelo Branco 192 – Bairro Thomaz Coelho
Palestrante: Alessandra Rolim Pescosolido, consultora do Sesi.

Data da Publicacão: 08/02/2018